Imagem capa - Quarentena no Covid - 19! Dicas para adiar a data do seu casamento sem grandes impactos! por Nossa Casa Estúdio Fotografia de Casamento Rio de Janeiro
Casamento

Quarentena no Covid - 19! Dicas para adiar a data do seu casamento sem grandes impactos!

É.....as coisas andam bem complicadas nestas últimas semanas. Uma pandemia mundial tomou conta de tudo e de todos, fazendo com que o mundo praticamente virasse de cabeça para baixo. 

E bem no meio disso o seu casamento, seu e o de milhares de outros casais que estão passando pelo mesmo drama, de ter a necessidade iminente de trocar a data deste momento tão importante.

Muitas noivas tem me procurado pedindo novas disponibilidades de datas, perguntando como deverão proceder, se pagarão multa contratual ou não, se o casamento acontecerá bem da mesma forma....enfim, bem preocupadas! Por isso resolvi compartilhar aqui algumas dicas que tenho passado para elas, caminhos que mostram que nem tudo está perdido e é possível minimizar ao máximo os problemas gerados por essa situação. Vamos lá?


Como escolher uma nova data?!



O que tenho lido é que o pico da propagação do Coronavírus seria agora em abril e maio, mas só o tempo dirá se as previsões estão certas. O ideal é remarcar na metade do segundo semestre… outubro, novembro, dezembro.


Duas opções de data.


Primeiramente, antes de procurar os seus fornecedores, tenham em mente ao mínimo duas opções de novos dias para o seu casamento. Isso vai fazer com que o fornecedor tenha mais chance de ter uma destas datas disponível. Definam isso com as pessoas que TEM que estar presentes: familiares, padrinhos e madrinhas, mas somente com eles. Nada de sair perguntando a 300 pessoas se haverá disponibilidade para "tal dia", será algo desesperador!


Dias alternativos.


Pense também em marcar em dias alternativos ao sábado (caso seja esse o dia da semana escolhido  anteriormente). Dias de semana como quinta, sexta-feira ou domingo também são boas opções e com certeza haverá muito mais chance que aquele fornecedor que você escolheu com tanto carinho tenha a data. E fique tranquila, dia semana se faz casamento e sim, são muito animados. Lembre-se que as pessoas estarão presentes para celebrar com vocês, independentemente do dia!


Multa contratual, como fica isso?


Outra grande (e cabível) preocupação das noivas é em relação à multa cobrada no contrato, por troca ou cancelamento da data. 

Aqui no estúdio todos os casais que tem me procurado para trocar as datas, eu tenho mudado sem cobrar multa alguma! Entendo que o período é muito sério e as pessoas já estão abaladas por ter que mudar o dia do casamento. Não acho justo que ainda tenham prejuízos financeiros com isso. Tendo a nova data disponível, troco na hora. Porém, falando em termos oficiais, não há nenhuma nova legislação que impeça os fornecedores de cumprir a multa contratual. Felizmente todos que tenho visto têm procurado facilitar ao máximo a vida dos casais. Acho que no fim é tudo uma questão de conversa e bom senso. 


Comunique o quanto antes os convidados.




Com a nova data definida, é preciso pegar a lista de convidados e comunicar sobre o plano-B! Nada de mandar comunicado por lista de WhatsApp/Telegram, e-mail ou algo do tipo. O mais aconselhável é falar com um a um sobre o novo dia, para certificar-se que todos receberam o recado diretamente por você. E não se preocupe se a pessoa não puder. É claro que queremos a presença de todos, mas conseguir isso em um novo dia poder ser algo complicado. Com certeza a falta será compreendida. 

(FoxysGraphic/Thinkstock)


Converse com a sua assessoria


Como eu sempre digo, a cerimonialista é a "capitã" do seu casamento! Nessas horas, ter alguém competente fará toda a diferença! A primeira a quem você deve pedir ajuda, ela entrará em contato com os fornecedores e todos que estão ajudando a planejar seu casamento. Ela vai ajudar a conversar, renegociar e organizar outra data para o seu casamento. 


Sejamos todos compreensivos.


Estamos em um momento de saúde e econômico mundial muito delicado. Todos estão enfrentando desafios em suas empresas, empregos, isso para não falar na pior parte, o bem estar físico. Por isso é preciso ter calma, se paciente e principalmente, pensar no próximo, mais do que nunca!

Está sendo muito desafiador para os fornecedores encaixar, remarcar, as vezes até perder datas dos casamentos. Em termos de calendário matrimonial, praticamente para muitos de nós já é quase 2021. Muitos já estão fechando suas agendas para este ano, com os últimos meses tomados completamente.

Portanto, como eu disse anteriormente: conversando tudo se ajeita! Caso o fornecedor não possa deixar de cobrar alguma multa, pergunte...procure entender o porquê...tente chegar em um acordo que fique bom para os dois! 
Claro, o seu casamento precisa acontecer. Mas que para isso ocorra de uma forma o mais leve possível é preciso ter uma coisa no coração que afinal, é o motivo central de toda essa celebração acontecer: AMOR!


Abraços e até a próxima!


Gilson Freitas

Fotógrafo Nossa Casa Estúdio